DICAS DE LEITURA

Utopia
Raquel Varela e Robson Vilalba – Veneta, 182 págs.

Professora e pesquisadora portuguesa, junto com um dos principais nomes do jornalismo em quadrinhos no Brasil, utilizam da linguagem das HQs e contam a história da Revolução dos Cravos.

Puro
Nara Vidal – Todavia, 96 págs.

Ambientado na década de 1930, em Minas Gerais, o casarão onde vivem o menino Lázaro e as três velhas que o adotaram é o epicentro dessa narrativa que explora as raízes do movimento eugenista brasileiro.

Louças de Família
Eliane Marques – Autêntica, 280 págs.

A partir da morte de tia Eluma, narradora puxa o fio que se estende à sua primeira ancestral, passando por outras parentes que, para chegarem onde estão, limparam os pés nas pedras dos arroios lavando a roupa suja dos brancos.

Minha Liberdade Não Te Serve
Mariana Felix – WMF Martins Fontes, 157 págs.

Depois de publicar três livros de poesia de slam, autora reuniu poemas de sua coluna no Facebook (Sexo, Drogas e Feminismo), os mais potentes, incluiu quinze textos em prosa, inéditos, e lançou novo livro.

Melhor Não Contar
Tatiana Salem Levy – Todavia, 224 págs.

Romance autobiográfico narra abuso sexual cometido pelo padrasto. Helena (mãe da narradora) e Tatiana são identificadas pelos nomes reais, já o padrasto, um aclamado cineasta brasileiro, nunca é identificado. “Não se trata de um livro de denúncia, é literatura”, diz a autora.