Campanha de Sindicalização 2022

O Sindicato dos Jornalistas deu início à Campanha de Sindicalização, com a meta de aumentar até o fim do ano em 500 o número de associados. O esforço faz parte das iniciativas para dar continuidade à sustentação material da entidade

Embora seja a primeira vez em duas décadas que o Sindicato inicia o ano sem dívidas, o SJSP tem a necessidade de aumentar as receitas para que seja possível dar conta de todas as despesas previstas no próximo período. Além de encaminhar as negociações salariais em três campanhas distintas, o Sindicato pretende atuar para garantir condições dignas de trabalho e atuar em defesa dos profissionais que farão as importantes coberturas do segundo semestre, como eleições e Copa do Mundo. Diante do cenário polarizado, as questões de segurança dos profissionais e a garantia do livre exercício profissional demandarão esforços do Sindicato.

“Diante desse grave cenário e dos muitos desafios pela frente, precisamos investir ainda mais nessa luta coletiva e na autossustentação financeira, com o lançamento da Campanha de Sindicalização 2022. Só com unidade e resistência vamos conquistar um Sindicato cada vez mais forte e mobilizado para continuar a construir a história de luta em defesa das e dos jornalistas, do Jornalismo e da Democracia. Vem com a gente. Rumo aos 500+. Em legítima defesa, sindicalize-se!”, ressaltou a secretária de sindicalização do SJSP, Lílian Parise.

Sob o lema #OSindicatoSomosNós, a nova etapa da campanha permanente de Sindicalização tem o mote Em Legítima Defesa, Sindicalize-se! e relembra momentos recentes nos quais a categoria se uniu em defesa dos seus direitos e saiu vitoriosa. Entre os momentos significativos, o Sindicato destaca as assembleias realizadas na pandemia que reduziram os danos provocados pela Medida Provisória 927, por meio dos acordos coletivos firmados por empresa que amenizaram os efeitos catastróficos previstos pela MP, e a paralisação de jornalistas do segmento de jornais e revistas da capital que garantiu a reposição da inflação dos salários após uma campanha salarial dura que já se estendia por meses.

O balanço financeiro do primeiro quadrimestre de 2022 demonstra que o Sindicato possui mais despesas do que receitas, fato que preocupa a diretoria. Com mais sindicalizadas e sindicalizados, o SJSP não só alcança a autossustentação financeira como amplia sua capacidade de estar ao lado das e dos jornalistas em todo o estado de São Paulo.

O presidente do SJSP, Thiago Tanji, destaca que a sindicalização é vital para a entidade, por ser o elemento que dá sentido à própria existência do Sindicato, além de garantir sua continuidade como instrumento de luta e de organização da categoria.

Para alcançar a meta da Campanha de Sindicalização, membros da diretoria realizarão visitas às redações e atividade: “Sabemos que teremos que batalhar muito, não apenas da maneira tradicional, mas verificando como conseguimos dialogar em todos os lugares nos quais hoje os jornalistas estão: no local de trabalho, pela internet e outros canais. É um trabalho que teremos que realizar, necessariamente. Além disso, toda a diretoria, amigos e amigas do Sindicato estão convocados a participar da Campanha de Sindicalização, falar com as pessoas e mostrar a importância do nosso Sindicato”, reiterou Tanji.

Atualmente, o processo de sindicalização é muito simples, e pode ser realizado totalmente pelo site no sindicato graças à Sindicalização Online. No entanto, também é possível ser uma sindicalizada ou sindicalizado preenchendo a ficha com os dados necessários e requeridos pelo nosso Estatuto junto com um dos membros da diretoria, presencialmente nas redações, ou da secretaria do Sindicato.

Outras medidas

Quem já é sindicalizado pode contribuir de outra maneira. Além de convidar colegas para a sindicalização, é possível pagar um valor superior à atual mensalidade sindical por meio da mensalidade solidária. Neste outro modelo, cada sindicalizado escolhe o valor a mais que irá pagar ao SJSP tendo como referências os valores de R$ 60 (interior e litoral) e R$ 100 (capital).