Boletim

PLR: Jornalistas em rádio e TV iniciam campanha

A mobilização dos jornalistas em rádio e TV garantiu a reposição da inflação do período nos salários, mas a intransigência dos patrões não manteve a cláusula de PLR na Convenção Coletiva do segmento. Agora, o SJSP reivindica acordos diretamente com as empresas do setor e conta com a pressão da categoria para a abertura das negociações.

https://bit.ly/38cHZbf

Doria segue expondo jornalistas em aglomerações

O governador João Doria (PSDB) segue expondo jornalistas e outros trabalhadores em eventos públicos em locais fechados e com centenas de pessoas durante a pandemia. O último episódio aconteceu em 23 de agosto. O SJSP já cobrou explicações e obteve respostas vagas.

https://bit.ly/3jsHGQ3

Radialistas em greve na RedeTV!

Trabalhadores enquadrados como radialistas na RedeTV!, incluindo faxineiras, seguranças e secretários, não recebem reajuste salarial desde 2017 e nem o vale refeição foi reajustado. Com isso, a categoria decretou greve em 30 de agosto e recebeu o apoio do SJSP na luta pela recomposição dos salários e conquista de direitos negados.

https://bit.ly/3jsHCQj

EBC: perseguição e irresponsabilidade

A jornalista Kariane Costa foi acusada de difamar e praticar crime contra a honra de gerentes e da diretora de jornalista após encaminhar pedido de investigação à EBC diante de relatos que empregados estariam sofrendo assédio moral. Os Sindicatos de Jornalistas e Radialistas do DF, SP e RJ repudiaram. Além disso, as entidades solicitaram suspensão e reformulação das normas que regulam o retorno ao trabalho presencial na pandemia. O objetivo é evitar riscos desnecessários e garantir a segurança à saúde de todos.

https://bit.ly/3jlTfsf e https://bit.ly/3jlTfsf

Bolsonaro é condenado a indenizar jornalista

A segunda instância confirmou a decisão que condena o presidente da República, Jair Bolsonaro, a indenizar a jornalista Bianca Santana em R$ 10 mil por danos morais, após acusar a profissional de escrever fake news durante uma transmissão ao vivo em seu canal de Youtube em maio de 2020. A matéria atribuída à Bianca Santana não foi escrita pela profissional.

https://bit.ly/3gtcUVq