Assessor de imprensa também é jornalista!
O Sindicato recebeu com indignação a notícia sobre a decisão do Tribunal Superior do Trabalho de não reconhecer a função de assessor de imprensa como atividade do profissional jornalista. Para o SJSP, o voto do ministro Emmanoel Pereira, relator da ação, está descolado da realidade profissional. O Sindicato e a Federação Nacional dos Jornalistas ressaltam que o assessor de imprensa produz informações de interesse público, função do profissional jornalista.
Campanha salarial de RTV
Os jornalistas do segmento de rádio e TV debateram os rumos da campanha salarial em curso e aprovaram o pleito pela reposição da inflação (10,95% do índice INPC) pagos retroativamente à data-base (dezembro) e a volta da PLR. A categoria aprovou a manutenção das 32 cláusulas já presentes na Convenção Coletiva e a inclusão de outras cláusulas.
Surto de covid nas emissoras; SJSP cobra medidas
O início de 2022 foi marcado pelo surto de covid em diversas redações de TV. Emissoras como a TV Globo e a Record tiveram dezenas de casos diagnosticados. O SJSP enviou comunicado às empresas exigindo testagem imediata e adoção de protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde.
https://bit.ly/3o3oN84 e https://bit.ly/3INfQrJ
Sindicato lamenta mortes de profissionais ao término de 2021
O Sindicato dos Jornalistas lamentou o falecimento de profissionais do jornalismo, como é o caso da jornalista Juliana de Freitas Alves, vítima de feminicídio. O suspeito do crime é o marido da jornalista, Reges Amauri Krucinsk. Em 24 de dezembro de 2021, faleceu o jornalista Flávio Andrade, editor do jornal Em Tempo e combatente da esquerda brasileira. Há anos o profissional vivia acamado em decorrência de um AVC. Dias antes, morreu jornalista e professor universitário aposentado Dirceu Fernandes Lopes. Ele foi diretor de base do SJSP na Regional Santos de 2012 a 2015. O SJSP se solidariza com a dor das famílias e colegas dos profissionais.
https://bit.ly/3g8CE8I, https://bit.ly/3r7bCFm, https://bit.ly/3r5tjVC