Jornalistas já são prioridade em Sorocaba e Rio Preto
Em Sorocaba e em São José do Rio Preto, os jornalistas já podem se vacinar com prioridade. A reivindicação do Sindicato e a pressão da categoria garantiram a inclusão dos profissionais de imprensa para vacinação conforme disponibilidade das doses restantes, a xepa, nos dois municípios. Em Sorocaba, os jornalistas devem preencher um cadastro. Em Rio Preto, a vacina será disponibilizada aos profissionais conforme lista fornecida pelas empresas.
https://bit.ly/3qFNFTE e https://bit.ly/3xd50FN
SJSP cobra apuração de atentado
No caso do jornalista José Antônio Arantes que teve sua residência e a redação em que trabalha incendiada em março deste ano, o SJSP reuniu-se com a Secretaria de Segurança do estado e pediu celeridade nas investigações. O Sindicato esteve acompanhado pelo deputado estadual José Américo (PT), jornalista filiado ao SJSP, que acompanha o caso desde o início e tem dado seu apoio à ação da entidade nesta questão.
Bolsonaro segue atacando a imprensa
Em Guaratinguetá (SP), o presidente Jair Bolsonaro retirou a máscara enquanto gritava a pequena distância com a jornalista Laurene Santos, expondo deliberadamente a profissional e o repórter cinematográfico André Bias ao risco de contágio de covid-19.
A jornalista Daniela Lima, da CNN, foi mais uma vítima do ataque de Bolsonaro. Após uma campanha de difamação nas redes sociais provocada por apoiadores do presidente, que distorceram a fala da jornalista.
Em ambos os casos, o Sindicato e a Fenaj repudiam as atitudes brutais e misógino do presidente, e se colocaram à disposição das colegas para medidas necessárias.
https://bit.ly/3vMxWmw e https://bit.ly/3wRGnOp
Campanha Salarial de Jornais e Revistas
No interior, a categoria rejeitou por unanimidade a proposta patronal de reajuste zero e manutenção das demais cláusulas. A categoria manteve a reivindicação de reajuste pela inflação (8,9%), mais 3% de aumento real nos salários e demais cláusulas econômicas. Para o Vale Refeição/Alimentação, o pleito é pelo reajuste pela inflação mais 10% de aumento real.