SJSP oferece cursos de formação profissional
Para contribuir com a formação profissional da categoria, o Sindicato, em parceria com o programa De Olho na Rede, oferece cursos online em 2021. O curso “Estratégias de utilização das redes sociais” acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2021, das 20h às 21h30. Entre os dias 9 e 11 de fevereiro, acontece o curso “Assessoria de Imprensa e Presença Digital”. Sindicalizados têm desconto.
Violência contra jornalistas…
O SJSP lamentou e repudiou a violência contra a categoria. A jornalista Maria Tereza Cruz foi vítima de diversos ataques nas redes sociais feitos por perfis de extrema direita, após manifestar sua opinião pessoal sobre os atos contra a rede Carrefour, realizados em decorrência do assassinato de um homem negro em uma loja da rede.
O repórter Arthur Stabile, da Ponte Jornalismo, foi atingido por gás de pimenta usado por um guarda civil municipal de Diadema, no ABC, durante a cobertura de um ato.
• https://bit.ly/2WeEQlh e https://bit.ly/36KXOol
… e contra a liberdade de imprensa
A Regional ABCD repudiou ataque à liberdade de imprensa que ocorreu em Ribeirão Pires. Integrantes da campanha do candidato Kiko Teixeira (PSDB) agrediram os funcionários do jornal Diário de Ribeirão Pires que distribuíam a versão impressa do jornal. A edição trazia uma matéria informando que os votos no candidato não seriam validados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Bolsonaro é condenado por ataque a jornalista
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi condenado, em primeira instância, a indenizar em R$ 10 mil a jornalista Bianca Santana pelo dano causado à sua honra. A profissional foi acusada por ele em maio, durante uma transmissão pelas redes sociais, de escrever fake news. Em junho, Bolsonaro chegou a desculpar-se, afirmando que mencionar a jornalista havia sido um equívoco. O pedido de desculpas antecipado e o fato de apagar o vídeo que a citava resultou em uma condenação parcial. A ação movida por Bianca pedia R$ 50 mil de indenização. A reparação será doada para o Instituto Marielle Franco.
Jornalistas da RAC fazem greve por 24 horas
Com atraso salarial de 20 meses, jornalistas da RAC fizeram greve por 24 horas. Com a paralisação, a edição do Correio Popular não circulou em 17 de dezembro.